quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto Alimentação: Aprendendo a comer para viver melhor


É desde a infância que se cria os bons hábitos alimentares para uma vida inteira, e cabe a nós, educadores e pais, encaminhar nossas crianças nesse sentido, para que sejam fortes e saudáveis. Uma alimentação saudável é a base do meu bem estar, e o meu bem estar é a base da minha felicidade...”.

Profissionais envolvidos: Professores da turma
Público alvo: Alunos do 4º ano A - Período Matutino
Conteúdos envolvidos: Língua Portuguesa, Artes e Ciências.
Período de desenvolvimento: 2 semanas

JUSTIFICATIVA
Entre os fatores que influenciem no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação um lugar importante e indiscutível. É importante a formação de hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.


OBJETIVO GERAL
Despertar na criança o interesse por uma alimentação saudável, balanceada, equilibrada e de alto valor nutritivo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância dos alimentos que faz bem à nossa saúde;
- Desenvolver a conscientização e cuidados sobre a higiene dos alimentos;
- Conhecer diferentes tipos de alimentos;
- Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- Investigar o valor nutritivo dos alimentos.


DESENVOLVIMENTO
- Conversa formal e informal sobre o assunto;
- Montar na prática, uma pirâmide alimentar com a turma;
- Músicas sobre alimentação;
- Teatro de fantoches;
- Desenho livre da fruta ou alimento preferido de cada um;
- Palavras cruzadas;
- Pesquisas na internet, e, textos informativos em sala de aula;
- Trabalhar gráficos e tabelas.

RESULTADOS SIGNIFICATIVOS
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Conscientização da família;
- Recadinhos na agenda dos alunos, com dicas de alimentação saudável;
- Compreensão e reconhecimento dos alimentos adequados, para uma boa alimentação à saúde;
- Incentivos para o hábito de comer novos alimentos;
- Conscientização dos alimentos sobre a importância, e , motivos pelos quais nos alimentamos.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Os alunos serão levados ao laboratório de informática para pesquisarem o grupo de alimentos que pertencem a Pirâmide Alimentar.
Após a pesquisa, os alunos realizarão uma produção textual de um teatro. Posteriormente, os alunos farão a apresentação do teatro, feito com fantoches, para os demais alunos da escola.
Para finalizar, a professora escaneará os trabalhos, fotos, e, depois juntamente com os alunos postará no blog criado pela professora.


RECURSOS MATERIAIS


Fotos, CD, EVA, tinta, revista, xerox, palitos p/ churrasco, panfletos, cola, tesoura, papel sulfite, lápis de cor, quadro de giz, cartolinas, fitas adesivas, máquina fotográfica, scaner e impressora, laboratório de informática.


AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á através da participação e interesse dos alunos durante as execuções das atividades propostas.


SITES USADOS PARA PESQUISA ON LINE


HTTP:// Ki-bacanaeducar.blogspot.com.br
HTTP:// academiameta.com.br
HTTP://canalpedagógico.blogspot.com/


EDUCADORAS: Cleide Rodrigues de Mello
                          Luciane Aparecida Campiolo Ferreira
                          Zilda Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário